Origem Histórica do Bonsai

Embora a palavra ‘Bon-sai’ seja japonesa, a arte que ela descreve tem origem no império chinês. Por volta do ano 700 a.C. os chineses começaram a arte do ‘pun-sai’, usando técnicas especiais para cultivar árvores anãs em bandejas. Originalmente, apenas a elite da sociedade praticava o pun-tsai com espécimes coletadas nativas, e, assim, as árvores foram espalhadas por toda a China como presentes de luxo. Durante o Período Kamakura, período em que o Japão adotou a maior parte das marcas registradas culturais da China, a arte de cultivar árvores em bandejas foi introduzida no Japão. Os japoneses desenvolveram o Bonsai ao longo de certas regras devido à influência do zen-budismo e do fato de que o Japão tem apenas 4% do tamanho da China continental. A variedade de formas de paisagem era, portanto, muito mais limitada. Muitas técnicas, estilos e ferramentas largamente conhecidos hoje foram desenvolvidos no Japão a partir de originais chineses. Embora conhecido de forma limitada fora da Ásia por três séculos, só recentemente o Bonsai tem sido verdadeiramente difundido fora de seus países de origem

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bunjingi. Bonsai estilo literati

Bunjingi é um bonsai estilo literati ou livre. Neste estilo o bonsaista tenta retratar as árvores representadas nas pinturas milenares do sul da China que, por influência da cultura Zen e doTaoismo, retratam um minimalismo e uma simplicidade estética muito acentuada. O bonsai estilo literati deve passar idéia de movimento, leveza e simplicidade.
Algumas escolas de bonsai defendem a ideia que estilo Literati, segue como base o desenho e a forma da caligrafia chinesa. A palavra “Literati”, é derivada da elite intelectual da antiga aristocracia chinesa. A criação do bonsai no estilo Penjing permite a liberdade de expressão do artista.
Na natureza, este estilo de árvore é encontrado em áreas densamente povoadas por muitas outras árvores e a concorrência é tão feroz que a árvore somente pode sobreviver crescendo mais alto que todas as outras à sua volta. O tronco cresce tortuoso para cima e é completamente sem ramificação, porque o sol só atinge o topo da árvore. Para se certificar de que ele pareça ainda mais resistente, alguns galhos são “Jineados” (sem casca). Quando a casca é removida de um lado do tronco, o tronco é chamado de “Shari”. A ideia é demonstrar que a árvore tem que lutar para sobreviver. Estas árvores são muitas vezes colocadas em pequenos vasos redondos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário